Por Que As Cervejas Artesanais São Mais Caras

O crescente número de micro cervejeiras em Portugal proporciona uma variedade de cervejas artesanais à venda, entretanto, seus preços são geralmente o dobro ou o triplo comparado a uma cerveja comum. Sem entender o motivo dos preços serem o que são, o consumidor se assusta com a diferença e deixa de experimenta-las.

comentario
Um comentário retirado da internet que resume a opinião de muitos desinformados.

Só que a busca pelo lucro não é a única justificativa para um preço elevado, por isso explicaremos as principais razões que encarecem as cervejas artesanais.

pexels-photo-434311.jpeg

Volume de Produção

A cerveja industrial tem a capacidade de estipular preços mais competitivos ao mercado, por distribuirem a sua cerveja para um país todo, isso quando não a exportam para diversos países.

As micro cervejeiras, por outro lado, possuem uma capacidade limitada de produção que são vendidas para um público muito específico (até 6 milhões de barris ao ano, enquanto as multinacionais chegam a produzir milhões por dia).

Além do contraste na produção, o micro cervejeiro não se limita a produções de um único estilo. É comum haver pelo menos dois rótulos de cervejas artesanais disponíveis, sem contar com os estilos específicos de cada estação do ano. O que nos leva a questão do custo de produção.

pexels-photo-221029.jpeg

Custos de Produção

Aqui percebemos como os caminhos de uma cerveja artesanal e industrial se separam. Um pequeno produtor se preocupa em definir seu perfil sensorial, que condiz com uma receita elaborada e controlada do inicio ao fim.

As grandes cervejeiras, por outro lado, procuram atingir um maior público possível sem ofender o paladar de ninguém. A maioria trabalha apenas com Lager e torna o sabor completamente “adormecido” pela temperatura baixa (como vimos neste artigo).

Para manter essa produção em larga escala, essas cervejeiras usam aditivos que reduz o custo de fabrico, como cereais não maltados e corantes.  Desse resultado, surge uma cerveja jack of all trades, but master of none.

Já para os micro cervejeiros, a cerveja significa muito mais que refrescar e trazer uma leve quantia de álcool. Do lúpulo à levedura, todos os ingredientes são cuidadosamente selecionados para fornecer uma explosão de sabores e aromas. E para que isso seja possível, é necessário importar ingredientes, e isto encarece o produto.

 


 

Se a leitura ficou clara, percebe-se que críticas rasas ao preço de uma cerveja artesanal, não condiz com a realidade de um micro cervejeiro. Pelo contrário, condiz com o seu comprometimento em elaborar uma cerveja com personalidade, de diversas experiências sensoriais.

Não se esqueça de deixar nos comentários a vossa opinião!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s